Projeto Lixo Zero será implantado em Lucas do Rio Verde
O projeto Lixo Zero deverá ser implantado no próximo ano em Lucas do Rio Verde. A ação tem como o objetivo fazer a gestão dos resíduos, elevando a 90% o desvio de material que seria destinado ao aterro sanitário e gerando benefícios ao meio ambiente. A apresentação, que será gerido por uma empresa especializada em consultoria, contratada pela prefeitura, com o acompanhamento da pasta de Agricultura e Meio Ambiente, aconteceu nesta semana com a participação do prefeito Miguel Vaz, o diretor do Saae, e demais representantes.
A iniciativa segue um cronograma e começará pelo gabinete do prefeito, se expandido ao Paço municipal. Em seguida o programa segue as etapas Escolas Lixo Zero, Eventos Lixo Zero e Empresas Lixo Zero.
Além de ser inserido na prefeitura e escolas, que levarão a conscientização as famílias por meio das crianças, a intenção é garantir a certificação Lixo Zero, demostrando que o município faz a destinação de resíduos sólidos, materiais recicláveis e rejeitos de forma segura e ambientalmente correta.
“Estamos iniciando o projeto Lixo Zero e uma grande preocupação que nós temos é dar destinação ao resíduo orgânico que é produzido nas residências em Lucas. A gente vê a necessidade e estamos trabalhando para reduzir a quantidade de material que vai para o aterro e pensando na sustentabilidade”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
Ontem, uma comitiva visitou uma empresa especializada em compostagem, que poderá no futuro receber o material orgânico produzido nas residências, na implementação do projeto. “A ideia que surgiu foi utilizar parte dos resíduos úmidos produzidos no lixo orgânico na compostagem, fazendo uma cadeia onde a reciclagem feita de foram corretas, conseguimos receber toda essa parte úmida e transformar na matéria-prima, sem mudar em nada o nosso processo”, disse o empresário responsável pela CRC Orgânico, Ivonir Contini.
Este artigo foi agregado a este portal, porém, seu autor original é sonoticias.com.br