Com seis ouros, veja o resumo do dia mais vitorioso do Brasil neste Pan
Em dia com mais medalhas de ouro pro Brasil neste Pan-Americano, o boxe e vôlei de praia brilham, com destaque para as categorias femininas. Na nobre-arte, as campeãs foram Tatiana Jesus, Bia Ferreira, Jucielen Cerqueira e Bárbara Mari. Nas areias, as duplas Duda e Ana Partícia e Wanderley e André, levaram o Brasil de volta ao lugar mais alto do pódio do Pan, após jejum de 12 anos.
Boxe Feminino
Nas finais do boxe, o dia começou com o prata de Tatiana de Jesus, que foi derrotada por Yeni Arias (Colômbia), nos 54kg. Em confronto equilibrado, a decisão dos juízes foi 3×2 para a colômbiana.
O primeiro ouro do dia veio com a campeã mundial Bia Ferreira, que venceu por decisão unânime, nos 60kg. Após a luta, a brasileira declarou que este foi seu último Pan-Americano, e agora está focada nas Olimpíadas de Paris 2024, onde deve fazer sua despedida dos ringues.
Outras brasileiras que brilharam, foram Caroline Barbosa, Jucielen Cerqueira e Bárbara Mari , que também venceram o ouro neste Pan-Americano. Os duelos foram contra Jennifer Lozano (EUA), nos 50gk e Valeria Arboleda (Colômbia) nos 57kg e Morelle McCane (EUA), nesta ordem.
Boxe Masculino
Entre os homens, o sentimento foi de frustação, sem nenhuma vitória, porém com quatro medalhas de prata. Keno Marley, foi o primeiro a se apresentar nesta sexta-feira, e acabou derrotado por 4×1 pelo cubano Julio Césarm, na categoria dos 92kg. Wanderley ‘Holyfield’ também acabou derrotado para um cubano: Arlen López em luta pelos 80kg.
As verdadeiras frustrações ficaram com Michael Douglas (51kg) e Abner Teixeira (+92kg), que acabaram se retirando da disputa das finais. Ambos os lutadores participaram do torneio com pequenas lesões, porém após reavaliação da comissão técnica, desistiram da disputa pelo ouro. A dupla também faturou a medalha de prata
Vôlei de Praia Feminino
Duda e Ana Patrícia conquistaram o ouro no vôlei de praia feminino contra as canadenses Brandie Wilkerson e Melisa. Em partida equilibrada, a dupla brasileira venceu por 2×0, com sets bem equilibrados, o primeiro 22×20 e o segundo 21×18.
O Brasil volta ao lugar mais alto do pódio no Pan da modalidade, após jejum de 12 anos. As últimas a conquistarem o ouro no vôlei de praia, tinham sido Juliana e Larissa em Guadalajara.
Vôlei de Praia Masculino
É ouro no vôlei de praia masculino também, Wanderley e André subiram no lugar mais alto do pódio contra os cubanos Jorge Luis e Noslen. Após primeiro set tranquilo para a dupla brasileira (21×12), os cubanos se recuperaram e encaixaram uma vitória no fim por 21×19 no segundo set. A vitória veio somente nos últimos pontos da partida, com um emocionante 15×13 no último set.
Surf
Tati Weston-Webb venceu duas baterias nesta sexta-feira, e conseguiu a classificação para a final do surf feminino e já garantiu medalha. Na primeira disputa contra a peruana Daniella Rosas, Tati conseguiu a vitória por 12.04 x 7.17. Na outra rodada do dia, a brasileira triunfou pra cima deLeilani McGonagle, da Costa Rica, com notas de 14.10 x 8.33. Outras duas medalhas também foram garantidas por Luiz Diniz e Aline Adisaka na categoria SUP.
Tênis
Dois brasileiros confirmaram vaga para as semi-finais do Pan no tênis individual. Gustavo Heide com uma vitória por 2×0 contra Daniel Vallejo (Paraguai) e Laura Pigossi avançou contra a americana Jaime Loebe, em 2×1.
Laura Pigossi voltou a quadra ainda nesta sexta para disputa da semi-final das duplas ao Lado de Luisa Stefani. As brasileiras venceram por 2×0 as chilenas Fernanda Labraña e Alexa Guarachi e vão disputar o ouro na final em Santiago. A dupla brasileira não atuava junta desde os jogos de Tóquio 2020, quando conquistaram o bronze olímpico.
Ainda estão jogando Thiago Monteiro contra Facundo Bagnis (Argentina), pelas quartas de final e nas semi-finais das duplas Marcelo Demiliner e Gustavo Heide contra os dominicanos Roberto Cid e Nick Hardt.
Fonte: esporte.ig.com.br