NESTE FINAL DE SEMANA – Vinte e quatro seleções se enfrentam em 12 jogos e abrem as primeiras rodadas da Taça das Favelas 2023
Disputas serão realizadas no sábado (28) e domingo (29) no campo do Ipase, em Várzea Grande.
Doze jogos abrem a 1ª rodada da Taça das Favelas 2023 com seis jogos no sábado (28) e seis partidas no domingo (29), no campo do Ipase, em Várzea Grande. A abertura dos jogos será entre Marajoara e Parque Sabiá, às 8 horas. Em seguida, é a vez do CPA 3 contra o Wantuil de Freitas, às 9 horas.
Pelo feminino, às 16 horas, jogam as meninas do Marajoara contra o Novo Colorado. Na sequência é vez do masculino entre Novo Terceiro contra o Jardim Vitória, às 17 horas, e as 18 horas entram no campo a equipe masculina do São Mateus contra o Dr. Fábio. Fechando a rodada de sábado, as meninas do Mapim enfrentam as adversárias do São Mateus, às 19 horas.
No domingo, a equipe masculina de Aldeias e José Guimarães abrem o dia de jogos, às 8 horas. Em seguida tem a disputa entre os meninos do Jardim Florianópolis e Mapim, às 9 horas.
No período da tarde, tem dois jogos femininos na sequência: Três Barras contra o Wantuil de Freitas às 16 horas e Cristo Rei enfrenta o Novo Terceiro, a partir das 17 horas.
Os jogos das equipes masculinas Novo Colorado contra o Dom Aquino, às 18 horas e Santa Izabel contra São João dos Lázaros fecham a série de jogos.
Os vencedores vão se enfrentar em uma série de jogos entre o dia 30 de outubro a 03 de novembro. As semifinais serão disputadas no dia 4 de novembro, a disputa do terceiro lugar está prevista para o dia 5 de novembro e a grande final das categorias masculino e feminino será no dia 18 de novembro.
A Taça das Favelas 2023 é disputada por 24 seleções, sendo 16 masculinas e oito femininas. Foram 311 favelas inscritas e cerca de 1560 atletas participaram a fase das peneiras em suas comunidades para ter a oportunidade de compor a seleção.
“Mas ir ou não para a final não tira a chance de o atleta disputar a peneira estadual. Quando os jogos partem para a nova fase, aqueles que se destacaram nas partidas podem também participar da peneira estadual. Em seguida é montada a seleção do estado de Mato Grosso. Então, se de repente a favela perder na primeira rodada, ela ainda pode ter atleta representando na etapa nacional de São Paulo. Nós temos uma equipe técnica, porém, o técnico da seleção campeã e da seleção vice-campeã de cada rodada, que são convidados para fazer parte desta comissão e ajudarão a coordenar a garotada”, explicou o presidente da Cufa/MT, Anderson Zanovello.
Neste ano, a fase nacional será de 07 a 17 de dezembro, em São Paulo (SP).
Realização – A Taça das Favelas é uma realização da Cufa-MT, Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel/MT) e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e conta com apoio da Tubarão Sports, Água Mineral Lebrinha, Lide Mato Grosso, Prefeitura de Várzea Grande, Vórtion Comunicações. O evento tem a parceria com Assembleia Social, o Teatro Zulmira Canavarros, BS Comunicação, Em Cena Escola de Artes, 9 Atos, além da promoção da TV Centro América.
A Cufa é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente a sua vontade de viver.
Sandra Costa e Elias Neto | Assessoria Cufa/MT
Fotos: Rogério Florentino