Mutirão deve regularizar cerca de 600 biometrias em cinco aldeias indígenas no Nortão
Cinco aldeias indígenas da região localizadas no município de Gaúcha do Norte receberão atendimento da Justiça Eleitoral, no período de 07 a 14 do próximo. A série de mutirões é organizada pela 57ª Zona Eleitoral, terão início nos dias 07 e 08, na Aldeia Waurá, e seguirão para a Aldeia Kamayurá, nos dias 09 e 10. No dia 11 de novembro, a equipe atenderá os indígenas da Aldeia Yawalapiti e no dia 12, da Aldeia Ulupuwene. A série de mutirões será encerrada na Aldeia Kuikuro.
Em todos os dias, os atendimentos ocorrerão das 8h às 15h. A maior demanda esperada é o serviço de coleta da biometria, cuja expectativa é atender 680 pessoas. Também está prevista a confecção de 134 novos títulos eleitorais, englobando as aldeias contempladas com os mutirões.
As etnias atendidas são as mesmas que dão nomes às aldeias, totalizando 1.045 indígenas residentes. Mas, segundo o TRE, a previsão é que sejam atendidas mais pessoas, já que há outras aldeias próximas a estas. A iniciativa é realizada com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da prefeitura de Gaúcha do Norte e da secretaria de Assistência Social do município.
Fonte: sonoticias.com.br