Arrancada do Flamengo? Como foram os últimos inícios de trabalho de Tite
O Flamengo deu sua última cartada para tentar salvar a temporada 2023, e ela atende pelo nome de Tite. O ex-treinador da seleção brasileira chega com a missão de garantir a classificação para a Libertadores e, quem sabe, tentar uma arrancada para ameaçar o líder Botafogo nas 12 rodadas restantes do Campeonato Brasileiro. A boa notícia para os rubro-negros: o histórico do gaúcho de 62 anos mostra que seus trabalhos tendem a ter impactos imediatos nos times que comanda.
PLACAR levantou como foram os 12 jogos iniciais de Tite em seus últimos cinco trabalhos que alcançaram esse número: a seleção, as duas passagens mais recentes pelo Corinthians, o Internacional e o Palmeiras. Não foram considerados os períodos do técnico no Al-Ain e no Al-Wahda, dos Emirados Árabes, por terem sido trabalhos muito curtos.
Atualmente, o Flamengo é o quinto colocado do Brasileiro, com 44 pontos, 11 a menos que o Botafogo. A estreia de Tite acontecerá em 19 de outubro, contra o Cruzeiro, fora de casa, após a parada da data Fifa.
Seleção brasileira (2016-22)
Tite venceu 11 dos seus 12 primeiros jogos, sendo oito pelas Eliminatórias da Copa de 2018, em que o Brasil ocupava apenas a sexta colocação, fora da zona de classificação, quando ele assumiu. A equipe vinha também de uma eliminação para o Peru na Copa América. Os destaques do período foram um 3 a 0 sobre a Argentina no Mineirão e um 4 a 1 sobre o Uruguai fora de casa. A única derrota foi em amistoso para a Argentina, por 1 a 0, em Melbourne.
Corinthians (2015-16)
De volta após um ano sabático, Tite venceu 10 dos seus 12 primeiros jogos. Foram sete vitórias e um empate pelo Paulista, além de três vitórias e um empate pela Libertadores. Já de cara teve que encarar o Once Caldas pela pré-Libertadores, goleando em casa (4 a 0) e empatando fora por 1 a 1. Também houve três vitórias em clássicos: 1 a 0 no Palmeiras pelo Paulista e dois triunfos sobre o São Paulo (2 a 0 na Libertadores e 1 a 0 no Paulista).
Corinthians (2010-13)
Ficou invicto nos 12 primeiros jogos, com seis vitórias e seis empates. Fez oito jogos para terminar o Brasileiro de 2010, com cinco vitórias e três empates, vencendo clássicos contra Palmeiras e São Paulo. Já no início da temporada 2011, foram só uma vitória e três empates – o último deles, o 0 a 0 no jogo de ida contra o Tolima na pré-Libertadores, que culminaria na eliminação após a derrota por 2 a 0 na volta.
Internacional (2008-09)
Venceu seis jogos, empatou três e perdeu três, todos pelo Brasileirão de 2008. Antes dele, o time vinha de cinco jogos sem ganhar. Seu terceiro jogo já foi um Gre-Nal, com empate por 1 a 1. O destaque foi a vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, que se sagraria tricampeão consecutivo naquele ano.
Palmeiras (2006)
Venceu seis jogos, empatou dois e perdeu quatro. Antes dele, o time vinha de oito jogos seguidos sem vencer, com seis derrotas e dois empates. A estreia foi com vitória sobre o Santa Cruz, mas na sequência o treinador emendou quatro derrotas no Brasileirão. A seguir, o time se ajustou e, das sete partidas seguidas, ganhou cinco e empatou duas.
Fonte: esporte.ig.com.br