Bem-vindo(a). Hoje é - Cotriguaçu - MT

Como tratar uma picada de escorpião? Saiba os primeiros cuidados

Como tratar uma picada de escorpião? Saiba os primeiros cuidados
Publicidade 11:
Ana Maria BragaReprodução/Instagram

A apresentadora Ana Maria Braga viveu momentos de apreensão neste final de semana ao ser picada por um escorpião em sua fazenda no interior de São Paulo. O incidente ocorreu quando ela, sem perceber, pisou no animal e precisou de atendimento médico imediato. Levada a um hospital da região, recebeu os cuidados necessários e já está em casa, recuperada.

Como funciona o tratamento para picadas de escorpião? Segundo o Hospital Albert Einstein, o tratamento para picadas de escorpião varia de acordo com a gravidade do caso. Em situações mais graves, é administrado o soro antiescorpiônico, um antídoto que neutraliza o veneno. Esse soro está disponível em unidades de saúde do SUS especializadas no atendimento a acidentes com animais peçonhentos.

Nos casos mais leves, o tratamento pode ser apenas sintomático, com o controle da dor e observação médica. Entre os sintomas comuns da picada estão dor intensa no local, vermelhidão, sudorese e inchaço.

Se alguém for picado, é essencial procurar um hospital rapidamente. Além disso, é recomendado lavar a região afetada com água e sabão e evitar soluções caseiras que possam agravar a situação.

Medidas preventivas contra escorpiões De acordo com o Ministério da Saúde, algumas ações ajudam a prevenir a presença de escorpiões em casa e em áreas urbanas:

Manter o lixo domiciliar bem acondicionado e fechado; Evitar acúmulo de entulhos, madeira e materiais de construção nos quintais; Manter jardins e gramados sempre aparados; Sacudir roupas e calçados antes de usá-los; Vedar frestas em paredes, rodapés, assoalhos e forros; Evitar colocar as mãos em buracos ou frestas sem visibilidade. Após a notícia se espalhar pelas redes sociais, Ana Maria Braga compartilhou um vídeo em que tranquilizou seus fãs e fez um alerta sobre o aumento da presença de escorpiões.

“Estou passando para agradecer o carinho e a preocupação de todos. Realmente, pisei em um escorpião. Vocês imaginam? Que situação! Mas já estou em casa, bem, e amanhã conto tudo no programa. Quero, inclusive, deixar um alerta sobre essa onda de escorpião. Muito obrigada aos profissionais da Unesp, em Botucatu, que me atenderam com tanto carinho”, disse a apresentadora. Na legenda da publicação, ela ainda brincou com a situação: “Levar uma picada de escorpião é igual boleto no fim do mês: aparece do nada e dói no coração!”.

Publicidade 12:
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE