Bem-vindo(a). Hoje é - Cotriguaçu - MT

Norueguesa de 21 anos é a mais jovem a chegar sozinha ao Polo Sul

Norueguesa de 21 anos é a mais jovem a chegar sozinha ao Polo Sul
Publicidade 11:
O então primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, revela um busto de gelo de Roald Amundsen no Polo Sul em 14 de dezembro de 2011, dia do primeiro centenário da chegada do explorador ao Polo SulOle Mathismoen

Ole Mathismoen

Uma norueguesa de 21 anos tornou-se a pessoa mais jovem a chegar ao Polo Sul esquiando, sozinha e sem ajuda, disseram seus parentes à AFP nesta terça-feira (14).

Cento e quatorze anos depois de seu compatriota, o explorador Roald Amundsen, que foi o primeiro a chegar ao Polo Sul, Karen Kyllesø, nascida em 9 de maio de 2003, percorreu cerca de 1.130 km em quase 54 dias no continente antártico.

“É ao mesmo tempo fantástico e um pouco estranho”, disse a jovem, contatada pela emissora norueguesa TV2.

“É claro que sinto uma sensação de realização e alegria, mas tenho que admitir que é um pouco estranho sair da bolha em que estive nos últimos dois meses”, disse ela.

A norueguesa destronou o francês Pierre Hedan que, de acordo com o Guinness World Records, era até agora a pessoa mais jovem a chegar ao Polo Sul sozinha e sem ajuda, em 7 de janeiro de 2024, aos 26 anos de idade.

Kyllesø, com 1,52 m de altura e 48 kg, puxou um trenó de cerca de 100 kg até o Polo Sul, que ela alcançou no final da segunda-feira em temperaturas de -25°C.

Aos 15 anos, ela já havia se tornado a mulher mais jovem a cruzar a Groenlândia em esquis em 2018.

“Na verdade, achei que era um pouco feio quando cheguei”, disse ela à TV2.

“Depois de 54 dias de uma natureza linda, chegamos e há prédios, máquinas: eles simplesmente não parecem pertencer a este lugar”, disse ela, fazendo alusão à estação de pesquisa americana Amundsen-Scott.

– Macarrão à bolonhesa –

Karen Kyllesø treinou durante seis anos, mas teve que diminuir o ritmo nos últimos dias, pois, segundo ela, estava sofrendo de asma por causa do frio.

Assim que chegou ao seu destino, ela disse que pediu “macarrão à bolonhesa, uma salada e legumes”, um refrigerante e uma taça de champanhe.

“Uma página da história polar foi escrita”, disse à AFP seu mentor, o aventureiro norueguês Lars Ebbesen.

O pai da aventureira, Håkon Kyllesø, atribui as façanhas da filha a “uma combinação de bons genes”.

“Sua mãe era uma excelente esquiadora de cross-country quando ela era mais jovem e eu caço, pesco e adoro longas caminhadas na natureza”, disse ele.

O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, elogiou a jovem aventureira que está “seguindo os passos dos heróis polares noruegueses”.

Roald Amundsen foi o primeiro a chegar ao Polo Sul em 1911, após uma trágica corrida com o britânico Robert Scott, que morreu de frio e exaustão, juntamente com seus companheiros, no caminho de volta.

Fonte: esporte.ig.com.br

Publicidade 12:
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE