Por que nova camisa do Boca Juniors homenageia a Suécia
O Boca Juniors lançou a terceira camisa para a temporada 2024. Nesta quarta-feira, 3, dia em que o clube xeneize completa 119 anos, o time argentino e a Adidas divulgaram o novo uniforme.
En el día de nuestro aniversario, un homenaje a nuestros orígenes
La nueva tercera camiseta ya está disponible pic.twitter.com/EeMff2fvj9
— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) April 3, 2024
Em azul escuro predominante, a peça mantém os tons tradicionais. No entanto, nesta versão, as linhas amarelas fazem referência à bandeira da Suécia, inspiradora das famosas cores que colorem um dos mais importantes clubes do mundo.
Mas por que o Boca Juniors se inspirou na Suécia?
Fundado dia 3 de abril de 1905, o Boca demorou a encontrar suas cores definitivas. Inicialmente, os xeneizes vestiram o azul celeste, rosa e até camisa branca com listras pretas. E a indecisão, somada à localização do clube em Buenos Aires, fizeram a sorte definir as novas cores.
Tendo em vista a indecisão, Juan Rafael Bricheto, um dirigente do clube à época, sugeriu que as cores fossem definidas aleatoriamente. Levando em conta que o bairro de La Boca está localizado em uma zona portuária da capital argentina, a ideia foi esperar o primeiro navio chegar e se inspirar na sua bandeira.
Assim, surgiu pelas águas o Drottning Sophia, um navio sueco com a bandeira sueca tremulando. Como combinado, o Boca adotou as cores azul e amarela – ou azul y oro, para os argentinos. Entre 1907 (ano da definição) a 1916, a faixa na camisa era na diagonal, como a do rival River Plate. Depois, tornou-se na horizontal, modo em que fez história mundo afora.
View this post on Instagram
A post shared by Placar (@revistaplacar)
Fonte: esporte.ig.com.br