Janeiro Roxo: mês da conscientização e combate a Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, a infecção por hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade.
Sinais e sintomas:
– Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzada, em qualquer parte do corpo geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
– Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
– Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
– Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
– Febre, edemas e dor nas juntas.
– Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)
Importante: Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas, apenas com alteração neural.
Como se transmite?
Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite.
Transmissão e Diagnóstico
A transmissão ocorre através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes sem tratamento. O diagnóstico é feito por profissionais de saúde, baseado nos sinais e sintomas detectados no exame de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores.
Tratamento
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. Quanto mais precoce for o diagnóstico e tratamento, mais rápida será a cura. O tratamento é via oral, composto pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco de sequelas. Em caso de dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde.
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Cotriguaçu