Arrascaeta e De La Cruz só jogaram juntos uma vez pela seleção em 2023
Companheiro de Arrascaeta na seleção uruguaia, De La Cruz é o grande investimento do Flamengo para a temporada 2024. O clube pagou aproximadamente 16 milhões de euros, para contar com jogador. Entretanto, a parceria entre a dupla dos dois uruguaio não vem sendo tão óbvia nas eliminatórias Sul-Americanas. Sob comando de Marcelo Bielsa, Arrascaeta e De La Cruz só jogaram juntos 30 minutos em 2023.
+ Leia as notícias do Flamengo
Desde a Copa do Mundo do Catar, a seleção uruguaia vem passando por uma reformulação e não convocou a dupla do Flamengo para os primeiros jogos de 2023. A federação escolheu o experiente técnico Marcelo Bielsa para comandar ese processo de renovação do elenco. O treinador só assumiu o cargo no meio do ano, e desde então, Arrascaeta, de 29 anos, e De La Cruz, de 26, vem exercendo papaeis opostos com a camisa Celeste.
Na primeira convocação de Bielsa, em Junho, nenhum dos dois jogadores foi convocado para os amistosos contra Nicarágua e Cuba. Após isso, na rodada das eliminatórias, contra Chile e Equador, Arrascaeta estava lesionado e De La Cruz voltou a receber uma oportunidade. Com o retorno do camisa 14, em outubro, a dupla voltou a ser convocada para os jogos contra Colômbia, Brasil, Argentina e Bolívia
Nas últimas quatro partidas da seleção uruguaia, os meia do Flamengo jogaram juntos apenas 30 minutos de 360 possíveis. Neste recorte, De La Cruz vem exercendo uma função de meio-campista central, ou o popular ‘camisa 10’. Ou seja, Bielsa sempre opotou por utilizar o ex-jogador do River Plate ao lado de dois volante: Valverde (Real Madrid) e Ugarte (PSG)
Em 2023, Arrascaeta jogou apenas dois jogos com a seleção uruguia, ambos sob o comando de Bielsa. A única vez que o camisa 14 do Flamengo jogou simultaneamente com De La Cruz, foi no empate contra a Colômbia, em outubro. Nesta oportunidade, Arrascaeta jogou apenas os 30 minutos finais, atuando pelos lados do campo, função que raramente faz no Flamengo.
Com a chegada de De La Cruz no Flamengo, Tite será o responsável por montar esse time, que ainda conta com Gerson no meio-campo. O treinador do Rubro-Negro ainda não deu pistas de como prentende escalar a equipe para 2024. Apesar de não ser a opção de Bielsa, no Uruguai, Arrascaeta e De La Cruz podem jogar juntos de várias formas.
No River Plate, o uruguaio já atuou em quase todas as funções do meio-campo, podendo ser: segundo volante, meia pelos lados ou meia contral. Tite terminou a temporada utlizando Gerson mais recuado, ao lado de Pulgar e Arrascaeta como um ‘camisa 10’. Neste caso, De La Cruz poderia jogar na direita, onde não há um titular claro. Na reta final do Brasilerão, Luiz Araújo e Bruno Henrique disputaram esta vaga.
O Flamengo tem a reapresentação do elenco marcada para o dia 8 de janeiro no Ninho do Urubu, para início da pré-temporada. Entre os dias 18 e 30, o elenco viaja para os Estados Unidos, onde a equie tem alguns amistosos agendados para finalizar a preparação para a temporada. Nestas partidas será possível ver como Tite está planejando a equipe e se Arrascaeta e De La Cruz serão titulares em 2024.
Fonte: esporte.ig.com.br