Bem-vindo(a). Hoje é - Cotriguaçu - MT

São Paulo tem ano de taça inédita e volta de ídolo; veja retrospectiva

São Paulo tem ano de taça inédita e volta de ídolo; veja retrospectiva
Publicidade 11:
Lucas Moura retornou ao São Paulo e conquistou o título inédito da Copa do BrasilReprodução

O São Paulo viveu em 2023 um dos anos com mais acontecimentos da sua história, que acabou sendo protagonizado pela conquista inédita do único título que faltava na galeria tricolor: a Copa do Brasil. Diversos momentos durante o ano culminaram para isso. A seguir, confira uma retrospectiva da temporada da equipe. 

Veja uma galeria de fotos do título da Copa do Brasil:

Campeonato Paulista

Com Rogério Ceni no comando, o ano da equipe começou com o Paulistão e o desfecho foi desencorajador para o seu torcedor. Mais uma vez, o clube deixava a desejar, sendo eliminado nas quartas de final para o Água Santa após uma boa campanha na fase de grupos. 

Além da eliminação, o jogo foi marcado pela lesão de Giuliano Galoppo, que vinha sendo o artilheiro e melhor jogador do São Paulo no início de temporada. O meia-atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, teve que passar por cirurgia e terminou ali o seu ano de 2023. 

Por ter sido eliminado de maneira precoce no Paulistão, o elenco tricolor ficou com algumas semanas exclusivas para focar na preparação do restante da temporada. Quando no retorno das atividades, o rendimento da equipe não mostrou melhoras significativas, no Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil, a situação complicou para Rogério Ceni, que foi mandado embora no dia 19 de abril. 

Para o lugar do ídolo Tricolor, o São Paulo acertou o retorno de Dorival Jr, técnico que era o atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, mas estava livre no mercado após não renovar contrato com o Flamengo para 2023. 

Sul-Americana

Após chegar na final da Sul-Americana em 2022 e ‘bater na trave’ com a derrota para o Independiente Del Valle, a expectativa era de que o São Paulo iria buscar o título em 2023 para voltar a Libertadores e ao cenário de relevância na América Latina. 

Apesar de um ótimo começo na fase de grupos, vencendo 5 e empatando um dos primeiros seis jogos, o São Paulo não empolgou no mata-mata. Já comandados por Dorival, o time passou das oitavas de final, vencendo o San Lorenzo por 2 a 1 no agregado e avançando às quartas de final. 

Para as quartas de final, contra a LDU, o São Paulo já contava com a contratação de dois grandes nomes que ajudaram a tornar o 2023 do são-paulino inesquecível: Lucas Moura e James Rodríguez. O Tricolor ‘chocou’ o mercado da bola e acertou a vinda de dois craques para a temporada. 

No entanto, o roteiro seria dramático para o meia colombiano. No Morumbi, o São Paulo venceu a LDU no tempo normal e levou a partida para os pênaltis, após perder no Equador. Mas, por conta de um pênalti perdido por James, o Tricolor acabou sendo eliminado de maneira antecipada da competição. 

Copa do Brasil 

Mas, ao ser eliminado na Sul-Americana, o São Paulo já se encontrava na final da Copa do Brasil, taça jamais conquistada pelo clube e vista como a única que o Tricolor não tinha em sua galeria de troféus. Após eliminar o Sport, de Recife, nos pênaltis, pelas oitavas de final da competição. O São Paulo voltou a enfrentar o Palmeiras pela Copa do Brasil, igual a 2022, mas dessa vez pelas quartas de final, e conseguiu reproduzir o mesmo sucesso. 

Vencendo as duas partidas contra o Palmeiras de maneira convincente, a equipe comandada por Dorival chegou à semifinal, contra outro rival, o Corinthians, mas dessa vez com a confiança ‘nas alturas’. 

Contra o Timão, o cenário começou diferente e o São Paulo perde de 2 a 1 na primeira partida, dentro da Neo Química Arena. No entanto, no jogo de volta, dentro do Morumbi lotado, Lucas chamou a responsabilidade em seu retorno ao time e colocou o São Paulo na final, liderando a vitória (e virada) por 2 a 0 para cima do grande rival. 

Na decisão da Copa do Brasil, o São Paulo enfrentou o Flamengo, e Dorival Jr reencontrou um velho conhecido. A primeira partida foi no Maracanã, e os paulistas mostraram ao que vieram logo de cara. Fora de casa, na final de uma competição jamais conquistada pelo clube, Calleri começou a realizar o seu sonho de vencer um título com a equipe e marcou o gol da vitória, devolvendo o time ao Morumbi com a vantagem de um gol. 

Dentro de um Morumbi lotado e com uma das festas mais bonitas da história, o São Paulo concluiu a sua missão. Apesar do Flamengo sair na frente, com um gol de Bruno Henrique, o que preocupou os torcedores paulistas, Rodrigo Nestor acertou um belíssimo chute da entrada da área e marcou seu nome para sempre na história do Tricolor. 

Com o jogo terminando empatado em 1 a 1, o São Paulo se consagrou campeão da Copa do Brasil, por conta do empate no Maracanã, e conseguiu conquistar a taça inédita, colocando assim todos os troféus na galeria de títulos da equipe e consagrando o trabalho de Dorival Jr, o retorno de Lucas Moura e mais. 

Brasileirão

Pelo campeonato brasileiro, o São Paulo se manteve ‘na média’ durante praticamente toda temporada. O que preocupou os torcedores era o fato da equipe não conseguir vencer fora de casa e uma possível aproximação com o rebaixamento por conta da preocupação com as copas. 

No entanto, a equipe liderada por Dorival Jr e um Morumbi sempre lotado, conseguiram resultados importantes e o São Paulo terminou o ano na 11ª colocação. 

Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.

Fonte: esporte.ig.com.br

Publicidade 12:
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE