Sinop: guarda diminuiu número de multas por infrações no trânsito; desrespeito com carros e motos nas calçadas aumenta
Sinop, tem diariamente, centenas de infrações de trânsitos – motoristas sem usar cinto, falando ao celular, motociclistas passando no final vermelho, andando nas calçadas, trafegando à noite com farol ou sinaleira apagados, motoristas parando irregularmente em vias e ligando alerta para pessoas entrarem ou saírem, além da vergonhosa prática que aumenta dia a dia que é estacionar em calçadas bloqueando a passagem de pedestres, prática proibida pela lei que vem sendo cometida também por diversas empresas – parcela considerável delas é revendas de veículos que usa calçadas como ‘vitrine’ e faz com que pedestres tenham mínimo espaço ou andem nas ruas.
A Guarda Municipal – que estaria com baixo efetivo – emitiu, de janeiro até 31 de outubro, 15.318 mil autos de infração a condutores que desrespeitaram as leis de trânsito e que estavam com documentação irregular. O número maior de autuações foi em junho, 2.026 mil, seguido por 1.755 em maio e 1.651 em outubro. Setembro teve o menor número de multas, 1.253 mil. Nos 12 meses do ano passado, foram 16.294 mil multas e, em 2021, mais de 54 mil.
O secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Valdir Sartorello, disse, ao Só Notícias que, “as pessoas questionam porque caiu tanto, mas se formos comparar com 2020, quando tivemos quase 100 mil multas, é por causa da questão dos radares, que estavam instalados em avenidas do município e era como se fosse 15 guardas de trânsito, atuando 24 horas por dia. Já no mês de junho, quando tiraram os equipamentos, caiu pela metade. Este ano foram 15,3 mil, e se a gente for levar em consideração a nossa frota de veículos, que são quase 160 mil já emplacados em Sinop, é um número base, mas a justificativa é de que a guarda não está na rua só para multar. Nós estamos trabalhando desde o começo do ano, com o intuito de reduzir acidentes e número de mortos no trânsito”.
Sartorello afirma ainda que, “este número é inexpressivo, diante de tantas irregularidades que as pessoas cometem, mas nós vamos atuar cada vez com mais rigor”. Com relação à fiscalização e orientação aos motoristas e condutores de motos, o secretário afirmou que vem funcionando o trabalho das equipes. “Conseguimos aumentar o número de blitz, porque a gente não pode permitir os abusos. Todo dia a Guarda Civil está trabalhando, tanto na fiscalização em veículos estacionados de forma incorreta, de veículos irregulares, auxiliando a travessia de pedestres, também na fiscalização próximo de escolas, e também a parte de educação no trânsito”.
Para o final do ano, a Guarda Municipal deve aumentar a fiscalização e manter campanhas de orientações. “Neste período a gente fica preocupado na questão da prevenção do que da punição. Porém, a guarda vai estar sempre atenta fazendo o trabalho dela, reforçando o efetivo e multando se necessário”, finaliza o secretário.
A prefeitura ainda não se manifestou quanto as providências para várias empresas, no centro e bairros, que insistem em seus carros usando praticamente todo espaço da calçada e chegam a trancar a passagem de pedestres. Em frente de residências, também tem aumentado número de pessoas que coloca seus automóveis e motos, prejudicando quem trafega a pé.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.
Fonte: sonoticias.com.br