Tribunal de Justiça inaugura novo fórum de cidade em Mato Grosso
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, inaugurou o novo Fórum da Comarca de Água Boa. A solenidade também contou com a presença da vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, do corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e de autoridades da região do Vale do Araguaia, que puderam conhecer o novo espaço do Judiciário mato-grossense.
A líder do Judiciário afirmou estar encantada com a nova estrutura. “Estou muito feliz de caber a minha gestão essa tão sonhada inauguração do Fórum de Água Boa. É um sonho que se concretiza, com mais qualidade de vida para os servidores e também para os jurisdicionados, que poderão ser melhor acolhidos”, ressaltou a presidente.
Com uma estrutura moderna, sustentável e acessível, a nova casa do Poder Judiciário na Comarca conta com mais de 2,8 mil metros quadrados de área construída e cerca de 155 vagas de estacionamento para atender as necessidades da população dos municípios de Água Boa, Cocalinho e Nova Nazaré.
A Comarca conta atualmente com duas Varas Cíveis, duas Varas Criminais, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Juizado Especial Cível e Criminal.
Para a diretora do Foro de Água Boa, juíza Daiane Marilyn Vaz, a inauguração da nova sede da Comarca representa um marco significativo. “É mais que um prédio. É com certeza um símbolo de dedicação e do respeito aos direitos fundamentais dos nossos cidadãos, onde a população aguaboense pode buscar a resolução dos seus conflitos e encontrar a Justiça.
O prédio foi construído a partir das normas indicadas para oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e possui piso tátil, guia rebaixada, assentos de atendimento prioritário e preferencial sinalizados, guia rebaixada, rampa de acesso, barras de apoio, banheiros adaptados e vagas de estacionamento preferenciais. Ainda em novembro será instalado um ECO Ponto na nova sede pela equipe do Núcleo de Sustentabilidade do Poder Judiciário.
O novo fórum recebe o nome de Desembargador Salvador Pompeu de Barros Filho, em homenagem ao magistrado que foi presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso entre os anos de 1993 a 1995. O desembargador faleceu no dia 15 de setembro de 2013, aos 86 anos.
Fonte: sonoticias.com.br