Abel Ferreira é punido com dois jogos de suspensão no Brasileirão
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, foi punido com dois jogos de suspensão pelas declarações ao fim da partida contra o Grêmio, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O julgamento ocorreu nesta terça-feira, 10, no Rio de Janeiro. Abel acabou condenado pela 2ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Além das partidas ausente, precisará pagará multa de dois mil reais.
A denúncia ao treinador teve base em infração ao artigo 258-II do CBJD, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva e desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. O clube vai recorrer.
A fala dita pelo português foi registrada em 21 de setembro, quando deixou a área técnica — cerca de 30 segundo antes do apito final — esbravejando e gesticulando contra a arbitragem de Bruno Arleu de Araújo. Ele disse: “Isso é roubar”.
Abel Ferreira na saída do gramado:
“Isso é roubar, isso é roubar. Fomos roubados.”
pic.twitter.com/RbrnoL21wk
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) September 22, 2023
Perguntado na entrevista coletiva sobre o assunto, o comandante do Verdão evitou dar mais detalhes e resumiu: “o que se passa dentro de campo, fica dentro de campo”.
“Saí (de campo) na falta que o árbitro marcou. Um minuto depois, trinta segundos, se tanto, o árbitro terminou a partida. Não houve nada. Vocês (jornalistas) querem criar polêmica. Volto a dizer: o que se passa no campo fica dentro do campo. Lá, não falei com ninguém”, explicou.
“Microfone tudo bem, mas se puderem tirar a câmera de perto de mim. Sempre um cara do meu lado, vendo tudo que faço. Vejam os jogadores, os lances, os árbitros. Os protagonistas estão dentro das quatro linhas. Vocês, jornalistas, têm essa responsabilidade. Grande estádio, grande gramado. Não arranjem confusões. Sei que isso dá cliques. Não sou perfeito, já disse. Achei que a arbitragem foi muito hábil. Futebol é assim”, completou Abel.
Ele também foi denunciado pela Abrafut (Associação de Árbitros de Futebol do Brasil). Em comunicado, a entidade prometeu “não deixar passar impune” o desabafo do treinador.
Fonte: esporte.ig.com.br