Daimler e Mercedes-Benz: aprovada divisão da montadora alemã

Compartilhe

Daimler e Mercedes-Benz: aprovada divisão da montadora alemã

Com vistas a aumentar o valor de mercado, acionistas da Daimler aprovaram a separação das divisões de caminhões e ônibus dos automóveis de luxo. A votação teve 99,9% a favor da separação, o que na prática torna as empresas Daimler Trucks e Mercedes-Benz, companhias em separado, como Volvo Cars e Volvo Trucks, por exemplo.

Na reunião dos acionistas, o CEO da Daimler Trucks, Martin Daum, disse: “Até agora, tivemos que nos orientar para a rota seguida por nossos colegas de carro. No futuro, podemos planejar nossa própria rota e escolher o caminho ideal para nós”.

A separação visa uma resposta rápida da divisão de caminhões às mudanças de mercado, assim como independência para aplicar seus recursos numa gama de produtos mais eficiente e lucrativa. A rival Volkswagen, por exemplo, fez o mesmo com a Traton, criada para aglutinar as marcas MAN, VWCO e Scania, além de ter se fundido com a Navistar International.

No caso dos carros de luxo, as vans e comerciais leves fora da linha de caminhões, continuarão sob a Mercedes-Benz Group. Dessa forma, a produção de vans como a Sprinter deverá se concentrar em uma divisão interna de comerciais leves a ser criada dentro da “Nova Mercedes”.

Já nos caminhões e ônibus, provavelmente no futuro não haverá uma relação direta de administração com a Mercedes-Benz, se esta decidir mais uma vez produzir carros de luxo aqui. Outro ponto importante é que o status quo da gama de caminhões e ônibus não deverá mudar em termos de marca.

Tal como a Volvo, caminhões e ônibus deverão manter a estrela de três pontas e o nome Mercedes-Benz. Isso ajuda a manter a identidade de marca e a fortalecer as duas, indicando aos clientes que não haverá perder, apenas ganhos daqui em diante. Espera-se que a Daimler Trucks tenha um bom aumento de valor de mercado a partir do primeiro trimestre de 2022, listando as próprias ações nas bolsas de valores.

[Fonte: Auto News Europe]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Daimler e Mercedes-Benz: aprovada divisão da montadora alemã é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *