Mutirão de cirurgias ortopédicas é realizado no Hospital Municipal de Cuiabá | Mato Grosso

Mutirão de cirurgias ortopédicas é realizado no Hospital Municipal de Cuiabá | Mato Grosso
Compartilhe

Um mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal de Cuiabá (HCM) começa neste sábado (31). A meta é realizar 180 procedimentos, sendo 60 em cada final de semana, 30 aos sábados e 30 aos domingos.

Toda a equipe de ortopedia da unidade estará de plantão nestes dias para dar vazão às demandas dos pacientes oriundos de municípios de todo o estado, que já se encontram internados na unidade. Em dias normais, a média de cirurgias realizadas no HMC é de 30 a 40 procedimentos diários, entre todas as especialidades, além da ortopedia.

De acordo com o diretor clínico do HMC, Eduardo Andraus Filho, serão realizados diversos tipos de procedimentos, a maioria para correção de fraturas dos ossos dos membros inferiores e superiores, com uso de diversas próteses, placas, parafusos e hastes intramedulares. A exceção será a cirurgia de prótese de quadril, pelo fato de ser mais complexa e demorada.

Haverá seis cirurgiões ortopédicos, seis anestesistas, além do corpo de enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalhando em quatro das seis salas de cirurgias que existem no hospital.

Eles contarão com um aparato composto por três intensificadores cirúrgicos, central de material de esterilização com duas autoclaves, suporte do banco de sangue, entre outros.

O objetivo é fazer com que haja rotatividade nos leitos, uma vez que, com a pandemia, o HMC se tornou o único hospital municipal para casos não covid-19, o que nos sobrecarregou com demandas não só de Cuiabá, mas de todo o estado, lotando os leitos de UTI e de enfermaria e aumentando o tempo de internação.

O Noroeste
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *