ICMS de novos sobe para 14,5% e nos usados cai para 3,9% em SP

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ICMS de novos sobe para 14,5% e nos usados cai para 3,9% em SP

Enquanto algumas marcas escondem os preços de seus carros nos sites, outras adicionam um localizador que permite conferir os preços em São Paulo e no resto do Brasil. Esse é o caso da Fiat, por exemplo.

No estado de São Paulo, o Fiat Mobi parte de R$ 42.278, porém, ao nível nacional, ele sai por R$ 41.590, ou seja, uma diferença de R$ 688. Mas, mudando o produto, a diferença fica muito maior.

No caso da picape Fiat Toro Endurance 1.8 manual, que sai por R$ 108.990 no mercado nacional, em São Paulo, ela custa R$ 110.854. A diferença é de R$ 1.864. Na versão Ultra, o preço é de R$ 186.933 no estado e R$ 183.790 no Brasil. Aí, a discrepância chega a R$ 3.143.

Esses são valores da Fiat e aplicando suas próprias correções, mas o consumidor poderá encontrar diferenças maiores no mercado, especialmente nas lojas multimarcas, que não são obrigados a trabalhar com os preços sugeridos pelos fabricantes.

Antes 12%, o aumento do ICMS foi motivo de preocupação para os fabricantes de veículos e também para os lojistas, especialmente as lojas multimarcas, visto que o imposto estadual subiu também para os usados, passando de 1,8% para 5,53%.

Contudo, a situação ficou “menos pior” em abril, já que o percentual do ICMS para seminovos e usados caiu para 3,9%. Ainda assim, isso é mais que o dobro do que era aplicado até 15 de janeiro de 2021, data em que as alíquotas mudaram.

Tanto Anfavea, quanto Fenabrave e Fenauto, apontaram que as mudanças em São Paulo poderão resultar em perda de milhares de empregos e de queda na arrecadação, especialmente no comércio de carros usados, uma vez que a diferença teve de ser repassada para os preços dos veículos, que ficaram mais altos.

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