Stellantis aposta em furgões a hidrogênio para Peugeot e Citroën

Stellantis aposta em furgões a hidrogênio para Peugeot e Citroën
Compartilhe

Stellantis aposta em furgões a hidrogênio para Peugeot e Citroën

O hidrogênio está se tornando uma opção para os veículos comerciais em algumas regiões do mundo e a Stellantis decidiu apostar nisso em seus furgões médios da Peugeot, Citroën e Opel.

Assim como Hyundai e Toyota, a Stellantis iniciou sua entrada nesse segmento com os furgões Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Opel Vivaro na Europa, onde recebem um pacote com células de combustível e cilindros pressurizados de hidrogênio.

Usando a plataforma modular EMP2, esses modelos passam a ter um pacote híbrido sob o assoalho de carga, além de um pacote de baterias de lítio, para tornar o sistema mais eficiente.

De acordo com a Stellantis, os modelos Expert, Jumpy e Vivaro apresentam autonomia de 400 km no ciclo WLTP, fazendo uso desse combustível, cujo reabastecimento demora somente 3 minutos.

Cada pacote fuel cel tem três cilindros e capacidade para 4,4 kg de hidrogênio e as células de lítio apresentam 10,5 kWh. Aproveitando a estrutura das versões elétricas desses furgões, que são conhecidos como ë-Jumpy, Vivaro-e e e-Expert, a Stellantis usa o mesmo trem de força.

Stellantis aposta em furgões a hidrogênio para Peugeot e Citroën

Assim, estas vans entregam 136 cavalos e 26,5 kgfm com motor dianteiro e tração na frente, indo assim de 0 a 100 km/h em 15 segundos com máxima de 130 km/h.

Pata um melhor arranjo, a bateria fica sob os assentos, liberando totalmente o compartimento de carga. Diferente de outros veículos desse segmento, os Jumpy, Vivaro e Expert possuem suspensão traseira independente, num esquema de braços triangulares bem antigo.

Nos modelos elétricos ë-Jumpy, Vivaro-e e e-Expert, as baterias de lítio tomam o espaço dos cilindros de hidrogênio, tendo 50 kWh com autonomia de 230 km no ciclo WLTP ou 75 kWh com 330 km no WLTP. Segundo a Stellantis, para serem equivalentes ao hidrogênio, precisariam de baterias de 90 kWh.

Para atender a esses veículos, é necessária uma infraestrutura de carregamento mais complexo e com nível de segurança maior por conta do hidrogênio.

© Noticias Automotivas. A notícia Stellantis aposta em furgões a hidrogênio para Peugeot e Citroën é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *