Nikola apresenta novos caminhões com eletricidade e hidrogênio

Nikola apresenta novos caminhões com eletricidade e hidrogênio
Compartilhe

Nikola apresenta novos caminhões com eletricidade e hidrogênio

A Nikola Motors anunciou dois novos modelos de caminhões, sendo um elétrico e outro movido por hidrogênio, usando células de combustível. Após o fracasso da picape Badger em parceria com a General Motors, a empresa quer recuperar-se.

Mais famosa por suas crises, a Nikola aposta na linha de caminhões para se fixar de vez como um fabricante importante no cenário americano e europeu.

Para isso, a companhia começa com o modelo Tre em versão americana, que será bem diferente do produto originado com a Iveco (foto mais abaixo). O Tre para os EUA terá um design sofisticado, tendo luzes em LED, para-choque com formas fluidas e cabine-leito alta, no padrão europeu.

O Nikola Tre terá ainda câmeras no lugar dos retrovisores, assim como apêndices aerodinâmicos e rodas aerodinâmicas. Em sua versão 100% elétrica, o caminhão terá autonomia de 482 km, mas poderá rodar 804 km na versão FCEV, utilizando hidrogênio.

Nikola apresenta novos caminhões com eletricidade e hidrogênio

Aliás, a Nikola acredita que cobrir longas distâncias só será possível com o uso de células de combustível. Para isso, a empresa lançou o novo Two FCEV Sleeper, uma variante mais sofisticada do modelo One, o mesmo da polêmica envolvendo o Tesla Semi e o fabricante de carros hiperesportivos elétricos Rimac.

O Two FCEV Sleeper tem aquela cabine avançada com amplo espaço interno (praticamente uma casa) e portas laterais traseiras, porém, não tem volante centralizado. Com suas células e depósitos de hidrogênio, ele pode rodar 1.448 km.

Os protótipos serão construídos na Alemanha (Tre) e EUA (Two FCEV Sleeper), sendo os lançamentos para 2023 e 2024, respectivamente. Jason Roycht, diretor global de células de combustível da Nikola, disse: “Nosso plano é entrar no mercado em etapas”.

Nikola apresenta novos caminhões com eletricidade e hidrogênio

Roycht aposta na modularidade da plataforma para alcançar um portfólio sustentável: “Esses sistemas são projetados para serem escaláveis ​​a fim de lidar com os requisitos de maior potência e longo alcance para longa distância, que permite a integração simultânea no design do chassi do Nikola Two FCEV Sleeper.”

O diretor falou da expansão da marca: “A utilização de componentes e sistemas comuns para a propulsão de hidrogênio proporcionará maiores economias de escala e também permitirá que Nikola expanda e adapte continuamente nosso portfólio de caminhões FCEV para atender aos diversos requisitos de caminhões comerciais.”.

[Fonte: Carscoops]

 

 

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Nikola apresenta novos caminhões com eletricidade e hidrogênio é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *