Procura por policlínicas aumenta em janeiro em Cuiabá durante pandemia | Mato Grosso

Procura por policlínicas aumenta em janeiro em Cuiabá durante pandemia | Mato Grosso
Compartilhe

As policlínicas do Coxipó e do Planalto, em Cuiabá, registram em janeiro deste ano um aumento de 34% e 16%, respectivamente, em relação a janeiro de 2020.

A queda da procura por atendimento em janeiro de 2020, segundo o coordenador técnico de Assistência Geral da Secretária de Saúde de Cuiabá, Wille Calazans, foi consequência das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para ficar em casa. De acordo com o coordenador, muitas pessoas acabaram deixando de procurar o atendimento, com receio da pandemia que chegava em Mato Grosso.

O primeiro caso de Covid-19 em Cuiabá foi registrado em 19 de março de 2020.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cuiabá, das quatros policlínicas da capital, duas apresentaram um aumento na procura por atendimentos de janeiro do ano passado, quando a pandemia não havia chegado ainda no estado, e em janeiro deste ano, já com a pandemia.

Na Policlínica do Coxipó foram 2.730 atendimento de clinico geral e pediatria em janeiro de 2020, com 4.177 atendimentos dos mesmos médicos em janeiro de 2021.

A Policlínica do Planalto teve um aumento de 16% nos atendimentos em janeiro de 2021, que foram de 7.291, sendo que em janeiro de 2020 foram 6.104.

As outras duas policlínicas, a do Pedra 90 e do Verdão apresentaram respectivamente queda de 18% e 53% nos atendimentos em janeiro de 2021.

Em relação as especialidades, três policlínicas apresentaram um queda na procura por atendimentos a pediatria.

Para Wille, a procura por atendimento também se dá pela atuação da Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que prestaram atendimento à comunidade, como a UPA do Verdão.

No ranking de procura por atendimentos da policlínicas, a região do Planalto e do Coxipó aparecem com quase 100 mil atendimentos no ano de 2020.

O Noroeste
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *