Mauro Mendes deve participar de reunião entre governadores e ministro da Saúde sobre liberação de vacinas | Mato Grosso

Mauro Mendes deve participar de reunião entre governadores e ministro da Saúde sobre liberação de vacinas | Mato Grosso
Compartilhe

O governador Mauro Mendes (DEM) deve participar, nesta quarta-feira (17), de uma reunião entre outros governadores e o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para falar sobre a liberação de mais vacinas aos estados. O encontro deve ser feito de forma remota.

Mendes disse que irá solicitar autorização do Ministério da Saúde para adquirir doses da vacina contra a Covid-19 diretamente dos laboratórios.

Atualmente, Mato Grosso – assim como os demais estados da Federação – só utiliza as vacinas que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), e que têm chegado ao estado de forma lenta e gradual, comprometendo a distribuição aos 141 municípios.

Mato Grosso já tentou adquirir doses das vacinas diretamente das indústrias farmacêuticas Sinovac (que produz a Coronavac junto ao Butantan) e Sinopharm (cuja vacina está sendo usada na China).

Cidades Suspendem vacinação contra Covid-19

2 min Cidades Suspendem vacinação contra Covid-19

Cidades Suspendem vacinação contra Covid-19

Frente Nacional de Prefeitos culpa o governo federal pela falta de doses.

Além disso, o governador Mauro Mendes também tentou obter imunizantes da Pfizer, mas a farmacêutica respondeu que só negocia as vacinas diretamente com governos federais.

Por falta do imunizante, as cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Cáceres já suspenderam a vacinação e mantêm apenas a aplicação da segunda dose, até que o Ministério da Saúde disponibilize novos lotes.

Cuiabá e Rondonópolis já suspenderam a imunização e mantêm apenas a aplicação da segunda dose. Já Sinop e Cáceres devem parar nesta quarta-feira (17). Barra do Garças está com o estoque chegando ao fim.

Até agora, o estado recebeu 191 mil doses de vacina desde o início da campanha, que começou em 19 de janeiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo federal não deu previsão de novo envio de vacinas. O último lote da vacina foi recebido há mais de uma semana.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (16), 235.529 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.504 mortes em decorrência do coronavírus.

Foram notificadas 1.375 novas confirmações de Covid-19 e 19 mortes nas últimas 24 horas. Dos 235.529 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.192 estão em isolamento domiciliar e 221.791 estão recuperados.

O Noroeste
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *