Polícia doa 55 armas para atender demandas no sistema socioeducativo em Mato Grosso

Polícia doa 55 armas para atender demandas no sistema socioeducativo em Mato Grosso
Compartilhe

A Diretoria-Geral e da Gerência de Armas, Explosivos e Munições da Polícia Civil fez, esta manhã, a entrega de 55 armas de fogo, entre pistolas e espingardas, que serão transferidas ao sistema socioeducativo do Estado. A doação do armamento atende o ofício a secretaria Adjunta de Justiça, em conformidade como o Termo de transferência interna de 50 pistolas Taurus e cinco espingardas calibre 12.

O processo tem em vista a autorização do governo Estadual de posse de arma de fogo para o sistema socioeducativo e alteração as atribuições dos agentes de segurança para que desempenhem funções armadas. Na prática, a autorização desmobiliza a atuação da Polícia Militar, em escoltas, motins das unidades, para que servidores efetivos do socioeducativo exerçam essas funções.

A secretaria adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, disse que o armamento atenderá unidades do socioeducativo de todo estado e ressaltou que a doação da Polícia Civil faz um marco para o Sistema Socioeducativo, não só para Mato Grosso, mas para o Brasil. “Para nós é uma alegria muito grande receber esse plantel de armamento da Polícia Civil que vai mudar significativamente o nosso trabalho, pois serão as primeiras armas a entrar no sistema socioeducativo. Nós trabalhamos muito com a preservação de direitos, mas sabemos que infelizmente há momentos de situação-limite em que é necessário o uso de armamento”, disse.

A secretaria explicou que socioeducativo já tem uma equipe de operações socioeducativas especializadas totalmente habilitada tanto para uso de armas de fogo como de equipamentos não letais, que passaram por cursos especializados para operar o armamento e que a partir da próxima semana as armas já estarão disponíveis em seus postos de distribuição.

O diretor de interior, Walfrido Franklim do Nascimento, que representou a diretoria-geral na entrega das armas destacou que é uma grande honra para a Polícia Civil fazer parte deste momento de histórico para o Sistema Socioeducativo. “Temos certeza que esta doação só vai contribuir para a melhoria da Segurança Pública, e o desejo é que Socioeducativo faça o bom uso desse armamento, porque quem ganha é a sociedade”, afirmou.

Polícia – Só Notícias
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *