Ford: agora montadora pode demitir em massa antes de acordo

Ford: agora montadora pode demitir em massa antes de acordo
Compartilhe

Ford: agora montadora pode demitir em massa antes de acordo

Impedida de demitir em massa antes de um acordo coletivo em Camaçari, a Ford pode agora desligar todos os funcionários da planta baiana independente do resultado das negociações.

Uma liminar do desembargador Edilton Meireles de Oliveira Santos, da Justiça do Trabalho da 5ª Região, localizado na Bahia, permite que a montadora possa dispensar seus funcionários do serviço em Camaçari.

Para justificar a ação, o desembargador argumenta que, “se, por hipótese, o sindicato quiser continuar negociando até 2030 e disser que somente aceita celebrar um acordo coletivo para disciplinar a dispensa coletiva com pagamento de um R$ 1 milhão para cada empregado, a empresa nada poderá fazer diante da decisão”.

O texto da ação ainda defende o direito de livre-iniciativa e argumenta que não há impedimento legal para que a montadora não possa encerrar suas atividades no Brasil, “quando se conclui que não há como continuar obtendo resultado positivos na fabricação de veículos”.

O sindicato defende que não quer encerrar as negociações com a Ford, de modo a obter um acordo que seja justo para os trabalhadores, impactados socialmente e economicamente com a desativação da fábrica.

Ford: agora montadora pode demitir em massa antes de acordo

Além disso, a entidade diz que está comprometida com o acordo e que a liminar não altera as conversas com a montadora, sendo ainda que a ação apenas trata de correções.

Enquanto o cenário tem uma ligeira alteração legal na Bahia, em São Paulo, a situação dos empregados da Ford em Taubaté, continua inalterada. Tal como no Nordeste, ainda não há um acordo para demissão dos funcionários.

Os trabalhadores não querem a dispensa, mas a manutenção da operação da fábrica, que produzia motores e transmissões para a Ford.

Anteriormente, uma liminar proibia a montadora de dispensar nas plantas da Bahia e São Paulo até “lograr êxito” nas negociações. Enquanto há impasse nas negociações, autoridades locais e federais buscam um comprador para a planta.

[Fonte: JC Online]

© Noticias Automotivas. A notícia Ford: agora montadora pode demitir em massa antes de acordo é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *