Ainda sem doses para manter vacinação, Rio vacina nomes lendários do carnaval

Ainda sem doses para manter vacinação, Rio vacina nomes lendários do carnaval
Compartilhe

Ainda sem garantias de que receberá a quantidade necessária de doses de vacinas contra a covid-19 para seguir adiante com seu cronograma de vacinação, a Prefeitura do Rio instalou neste sábado, 13, um posto drive-thru no Sambódromo carioca. Com os desfiles e demais festejos suspensos por causa da pandemia, nomes de peso das velhas guardas das escolas de samba foram convidados a se vacinar.

Presidente de honra da Portela, o compositor Monarco, de 87 anos, foi um dos que se vacinou neste sábado. O músico lamentou a suspensão do carnaval, mas, em entrevista ao canal por assinatura GloboNews, exortou aos idosos que tomem a vacina e a todos que evitem aglomerações por causa da pandemia. No último dia 31, outro sambista lendário, o compositor Nelson Sargento, presidente de honra da Mangueira, de 96 anos, foi um dos vacinados escolhidos para marcar o início da campanha de imunização carioca.

Além de receber o posto de vacinação drive-thru, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí será iluminado, todas as noites até o próximo sábado, 20, por um show de luzes com as cores das escolas de samba da cidade. Na sexta-feira, 12, a tradicional entrega simbólica da chave do Rio durante o carnaval foi diferente. Em do Rei Momo, quem a recebeu a chave das mãos do prefeito Eduardo Paes (DEM) foram duas profissionais de saúde do município.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 240 mil pessoas já foram vacinadas na capital fluminense, incluindo profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e pessoas acima de 85 anos. O cronograma de vacinação da está no momento seguindo uma ordem decrescente de idade. Neste sábado, 13, podem ser vacinar todos com 85 anos ou mais que não tenham tomado a vacina no dia específico de sua idade. Na segunda-feira, 15, serão vacinadas as pessoas com 84 anos e, na terça-feira, 16, as com 83 anos.

Na semana passada, a prefeitura do Rio informou inicialmente que só teria doses suficientes para vacinar até este sábado. Na sexta-feira, 12, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que a quantidade seria suficiente para seguir com a vacinação até a terça-feira, 16. Neste sábado, Soranz reiterou que a prefeitura ainda aguarda novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde garante, porém, que há vacinas suficientes para dar a segunda dose nas pessoas que já foram vacinadas com a primeira. A vacinação da segunda dose começará na próxima semana.

Notícias ao Minuto Brasil – Brasil
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *