Proposta: Ford nacionalizada para garantir empregos e produção

Proposta: Ford nacionalizada para garantir empregos e produção
Compartilhe

Proposta: Ford nacionalizada para garantir empregos e produção

A questão da Ford agora está nos tribunais. Com liminar impedindo demissões e acordos individuais, a montadora americana não pode seguir com seu plano de desligamento das operações no Brasil.

Com duas das três fábricas paradas (Camaçari-BA e Taubaté-SP), a Ford segue em um impasse legal por conta de sua decisão de se retirar da produção brasileira.

Em um mar de incertezas, a situação da montadora e dos trabalhadores não tem uma definição no horizonte, mas existem propostas diversas para solucionar o caso.

Uma delas, bem curiosa por sinal, foi levantada por representantes sindicais em Brasília, a nacionalização da Ford, de acordo com o jornalista Leandro Alves da agência Auto Data e colunista do site UOL.

O argumento é que a montadora deve dinheiro ao governo federal e ao estado da Bahia, por ter se beneficiado durante anos de incentivos fiscais.

Alguns deles (IPI e ICMS) relacionados com sua instalação no Nordeste, bem como por empréstimos ativos junto ao BNDES. A ação ganhou apoio de deputados de diversos partidos, que articulam uma frente parlamentar que visa a nacionalização dos ativos da Ford.

Isso permitira uma autogestão das fábricas por meio do governo federal e trabalhadores, retomando assim a produção de automóveis (Ka, Ka Sedan e EcoSport), bem como de motores (1.0 3C e Dragon 1.5 3C) e transmissões.

Contudo, o caminho para a nacionalização da Ford passa por diversas etapas, sendo primeiro criado um projeto de lei, que seria debatido (e aprovado) em diversas comissões, bem como votação em plenário da Câmara e do Senado, até chegar às mãos do presidente para sanção.

Nesse caso, a questão é a demora do processo, que pode levar até mais de um ano. Enquanto isso, a Ford continuaria com suas fábricas paradas e trabalhadores de braços cruzados.

Fora isso, se espera ainda que o grupo de trabalho composto por sindicatos, governo da Bahia e governo federal, encontrem investidores dispostos a assumir as fábricas fechadas no momento.

[Fonte: Auto Data/UOL]

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Proposta: Ford nacionalizada para garantir empregos e produção é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *