Assembleia Legislativa retoma sessões na semana que vem com posse e mensagem do governo

Assembleia Legislativa retoma sessões na semana que vem com posse e mensagem do governo
Compartilhe

A Assembleia Legislativa, que trabalhou durante o recesso no começo de janeiro para votar a Lei Orçamentária Anual, retoma os trabalhos em plenário na próxima semana. A primeira reunião será na segunda-feira (1) para a posse da nova Mesa Diretora que vai comandar o parlamento nos próximos dois anos. Na terça-feira (2) os deputados se reúnem novamente para sessão de instalação da nova legislatura e para receber a mensagem do Poder Executivo, que não está confirmada se será feita pelo governador Mauro Mendes (DEM) ou representante.

Pela primeira vez na história, a cerimônia de posse será realizada de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, com o objetivo de evitar propagação do novo coronavírus (Covid-19). A reunião começa às 9h e será fechada ao público e à imprensa, que poderá acompanhar o ritual pela internet e fazer entrevista on line.

O atual presidente, Eduardo Botelho (DEM), será reconduzido ao cargo para o seu terceiro mandato. A deputada Janaína Riva (MDB) permanecerá como vice-presidente e Max Russi (PSB), como primeiro-secretário. Serão empossados ainda os deputados Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como 2º secretário, deputado Claudinei Lopes (PSL), como 3º secretário e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.

A nova Mesa Diretora foi eleita com 22 votos no dia 10 de junho de 2020. Conforme prevê a constituição estadual, a eleição deveria ocorrer em setembro, no entanto, a alteração da data – aplicada excepcionalmente ao segundo biênio da 19ª legislatura – ocorreu após aprovação da Emenda Constitucional 01/2020 para atender às necessidades de Janaína Riva, que estava gestante e que fazia questão de disputar a eleição.

Após a instalação da legislatura, na terça-feira, o parlamento começa a cumprir a agenda habitual de sessões nas terças, quartas e quintas-feiras. Logo nas primeiras reuniões, os deputados devem avaliar vetos do Governo que devem movimentar a Assembleia, entre eles o veto ao reajuste salarial dos servidores do Judiciário estadual e ao fim da contribuição previdenciária dos aposentados.

Política – Só Notícias
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *