Após 23 anos, Fiat Strada da primeira geração se despede

Após 23 anos, Fiat Strada da primeira geração se despede
Compartilhe

Após 23 anos, Fiat Strada da primeira geração se despede

Talvez muitos dos nossos leitores tenham nascido na mesma época que ela ou mesmo muito depois. Pois é, aos 23 anos, a Fiat Strada da primeira geração se despede como o último membro do Projeto 178, sendo desenhada por Giorgetto Giugiaro.

Conhecido como projeto 278, a Fia Strada sucedeu a antiga Fiorino picape, derivada do Uno e que deixou a versão furgão continuar por mais alguns anos. Assim como a Palio Weekend, a picape leve da Fiat adotou o estilo aventureiro Adventure, mas evoluiu bem mais.

Ganhou cabine estendida, cabine dupla, terceira portas, etc. Agora, a Fiat Strada Hard Working era a única remanescente dessa utilitária que desbancou a então líder Saveiro, sendo vendida apenas na cabine simples.

Contudo, a nova geração (projeto 281) tem versões com cabine estendida (Plus) e cabine dupla para uso em trabalho, no caso a versão Endurance. Assim, muitos frotistas desistiram da antiga para pegar a nova.

A Fiat Strada Hard Working ainda pode ser encontrada no site da marca italiana, agora da Stellantis, com preço sugerido de R$ 65.490. Equipada com motor Fire Evo 1.4 de 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol, a picape tem apenas o Pack Worker como opcional por R$ 2.700.

Com o fim da primeira Strada, a Fiat fica com um portfólio mais atual, embora a Fiat Doblò ainda seja comercializada. Logo mais, somente Uno e Grand Siena serão os mais velhos do portfólio da marca. O primeiro, contudo, andou se destacando em vendas na pandemia.

Tendo sido vendida até na Europa, a Fiat Strada antiga teve motores 1.2 a gasolina e 1.7 turbo diesel, sendo este último substituído posteriormente pelo Multijet 1.3 de 85 cavalos.

Na nova geração, a Strada simplesmente decolou em vendas, chegando a assumir a liderança de mercado no país e estreando o motor Firefly 1.3, que deve receber a adição do Firefly 1.0 Turbo com câmbio CVT mais adiante.

© Noticias Automotivas. A notícia Após 23 anos, Fiat Strada da primeira geração se despede é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *