Centro de Triagem de MT deve disponibilizar teste por secreção do nariz para detecção do coronavírus | Mato Grosso

Centro de Triagem de MT deve disponibilizar teste por secreção do nariz para detecção do coronavírus | Mato Grosso
Compartilhe

O Centro de Triagem da Covid-19, que funciona no complexo da Arena Pantanal, vai disponibilizar o teste via antígeno para a detecção do coronavírus e não mais o teste rápido, com amostra de sangue. De acordo com o governo, já foram comprados 100 mil testes e ainda nesta semana devem começar a ser realizados.

A coleta de amostras é feita da mesma forma que o RT-PCR, por meio do cotonete. O resultado sai em 15 minutos, em média. O tempo é o mesmo do teste rápido realizado desde a abertura do Centro de Triagem, em julho do ano passado.

A Secretaria de Saúde afirma que esse teste é considerado mais efetivo pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (26), o governador Mauro Mendes enfatizou que a testagem via antígeno é mais assertiva na detecção do vírus. “Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a Covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

Para o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o teste vai diminuir a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos.

2 de 2
Governo alega que teste é mais eficaz — Foto: AFP

Governo alega que teste é mais eficaz — Foto: AFP

Desde 22 de julho de 2020, quando o Centro de Triagem foi aberto, a 25 deste mês, 100.378 pessoas foram atendidas na unidade. Deste total, 16.066 testaram positivo para o novo coronavírus, 55.033 tiveram o resultado negativo e 29.279 apresentaram quadro suspeito da Covid-19.

Neste mesmo período, foram realizadas 7.556 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 45.345 medicamentos. Os remédios só são fornecidos após realização de consulta e emissão de receita médica.

Diariamente, o Centro de Triagem da Covid-19 distribui 500 senhas virtuais e 400 senhas presenciais – sendo 900 no total.

O Noroeste
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *