Prefeitos se reúnem com Fávaro e Janaína e cobram decreto para resolver áreas alagáveis em MT

Prefeitos se reúnem com Fávaro e Janaína e cobram decreto para resolver áreas alagáveis em MT
Compartilhe

Prefeitos e representantes de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, São Félix do Araguaia, Luciara, Confresa, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Novo Santo Antônio, Santa Terezinha se reuniram com o senador Carlos Fávaro e a vice-presidente da Assembleia, deputada Janaina Riva (MDB), para tratar da criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Araguaia. Eles expuseram as demandas dos 12 municípios com relação à infraestrutura e a problemática ambiental enfrentada com as chamadas ‘áreas alagáveis’ e que geram um passivo ambiental imenso.

Eles entregaram um documento para ser encaminhado ao governo do Estado onde pedem uma solução com relação ao impasse ambiental da produção nas áreas alagáveis. “Nós, prefeitos dos municípios inseridos na região considerada planície do rio Araguaia”, reivindicamos “a regulamentação do uso das áreas de altitudes elevadas, que não encharcam ou sofrem inundações, que ocorrem no interior das propriedades rurais regionais, e que tem restrição de uso por serem consideradas equivocadamente como se também fossem áreas úmidas. Para tanto, sugerimos a edição de decreto estadual que permita e responsabilize o proprietário rural, pela declaração da delimitação das referidas áreas, no interior do imóvel onde é proprietário, perante aos órgãos públicos e demais instituições que exigem autorização para a exploração das mesmas”, consta do documento.

De acordo com a prefeita de São Felix do Araguaia, Janailza Taveira, esse decreto se faz necessário, diante dos milhares de hectares que são cultivadas com agricultura ou pecuária em terras que não encharcam, e que os analistas ambientais não autorizam o uso, por falta de fundamento que permitam a eles abonar a concessão de autorização para funcionamento das atividades rurais.

“No trabalho com a Assembleia a gente pode envolver todos os deputados da região, formar uma comissão, uma ‘Frente Parlamentar em Defesa do Araguaia’ para que a gente tenha pautas produtivas. O senador vai levar essa demanda sobre o asfaltamento da BR-158 ao ministro de Infraestrutura e com relação às vicinais e MTs, vamos tentar viabilizar por aqui”, disse a deputada, através da assessoria.

 

Política – Só Notícias
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *