Vietnã: VinFast apresenta três novos modelos elétricos em Hanoi

“Bom dia, Vietnã”! Foi inevitável lembrar-se do filme de 1987, uma comédia sobre um radialista durante a guerra. Aquela realidade do país asiático em questão é bem diferente do atual e um reflexo disso é a marca VinFast.
Com 96 milhões de pessoas, o Vietnã já exporta mais que o Brasil e é esperado para alcançar a 21ª posição entre as maiores economias do mundo em 2025, segundo a Goldman Sachs. O PIB per capita em 1990 era de US$ 200, mas em 2017, passou de US$ 2.400.
Nesse ambiente de crescimento acelerado, onde a indústria local representa apenas 20% da economia, a VinFast surge não só como o mais importante player nacional, mas com potencial internacional.
Depois de modelos baseados em carros da BMW e Opel, agora a VinFast aposta em carros próprios e elétricos. Tudo começou na Austrália, onde a marca montou um centro de P&D com ex-engenheiros da finada Holden.
Também comprou um campo de provas da GM naquele país e então desenvolveu três modelos elétricos em tempo impressionantemente curto. São três SUVs elétricos, sendo que o VF31 é o menor.
Com 4,30 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos, o VF31 tem duas opções de motor elétrico: 115 cavalos e 19,4 kgfm ou 203 cavalos e 32,6 kgfm. Esse crossover usa bateria de 42 kWh e autonomia de 300 km. Pouca, mas já é um começo.
O outro modelo tem tamanho médio e é chamado de VF32, tendo 4,75 m de comprimento e 2,95 m de entre-eixos, tendo motor de 203 cavalos e 32,6 kgfm ou 406 cavalos e 65,2 kgfm com tração nas quatro rodas. A VinFast fala que a bateria tem 90 kWh, mas não informou o alcance do modelo. Estimamos em mais de 500 km no ciclo NEDC.
Por fim, com sete lugares, o VF33 é enorme e não seria um estranho no mercado americano, por exemplo. Com 5,12 m de comprimento e 3,15 m de entre-eixos, o SUV vietnamita tem 406 cavalos e 65 kgfm, portando bateria robusta de 106 kWh e autonomia de 550 km no ciclo NEDC.
A VinFast diz que os modelos alcançarão 5 estrelas no Asean NCAP, exceto o VF31 (com 4). Eles terão as tecnologias atuais, como frenagem automática de emergência, assistência remota, ar condicionado com filtros anti-vírus e até volante aquecido, mas visando o mercado exterior, é claro.
Se isso ainda parece pouco, os VF32 e VF33 terão condução autônoma de Níveis 2 e 3, usando laser LiDAR, 14 câmeras e 19 sensores, fusionados num chip Nvidia Orin-X com 200 GB de processamento de dados por segundo.
Eles terão tecnologia V2I, detecção de vagas e estacionamento automático e movimentação remota autônoma até o proprietário. Haverá também reconhecimento facial, IA e assistente multilíngue… Pois é, parece que a marca do bilionário do macarrão instantâneo quer alçar um voo bem alto.
VinFast VF31, VF32 e VF33 – Galeria de fotos
[Fonte: Motoring]
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