MP pede lista de vacinados contra Covid-19 em Várzea Grande e investiga ‘fura-fila’ | Mato Grosso

MP pede lista de vacinados contra Covid-19 em Várzea Grande e investiga ‘fura-fila’ | Mato Grosso
Compartilhe

O Ministério Público de Mato Grosso (MP) abriu, na quarta-feira (20), uma investigação sobre a distribuição de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e apura se ocorreram casos de pessoas que furaram a fila da vacinação no lugar de quem realmente deveria receber a dose.

Segundo o promotor Jorge Paulo Damante Pereira, da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, a medida será para fiscalizar a campanha de vacinação no município, que recebeu, na primeira etapa, 4,5 mil doses.

“Considerando a necessidade do acurado acompanhamento da distribuição e aplicação das vacinas, inclusive para o fim de evitar a infeliz prática do chamado “fura fila”, prática esta que caracteriza ato de improbidade administrativa”, lembrou o promotor.

A Prefeitura de Várzea Grande deverá encaminhar ao MP o plano municipal de vacinação, o nome do servidor responsável pelo controle administrativo e distribuição das vacinas e outros pedidos.

Em um deles, após a campanha de vacinação, a prefeitura deverá enviar um relatório com o nome das pessoas que receberam as doses, especificando a data, documentos e justificativa da vacina.

Idosos residentes em institutos, indígenas e servidores da saúde que trabalham diretamente no combate à Covid-19 serão os primeiros grupos a serem vacinados em Mato Grosso.

A Prefeitura de Várzea Grande informou que foi oficiado a Controladoria Geral da União (CGU), aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, além do Ministério da Saúde, a listagem com os trabalhadores da saúde pública, desde médicos e enfermeiros passando por maqueiros, gesseiros, recepcionistas e agentes de limpeza que tiveram contatos com pacientes com Covid-19 estão sendo vacinados.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), até essa quinta-feira (21), Mato Grosso registrou 205.162 casos da Covid-19 e 4.902 óbitos em decorrência da doença.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (45.058), Várzea Grande (13.748), Rondonópolis (13.561), Sinop (10.865), Tangará da Serra (9.038), Sorriso (8.959), Lucas do Rio Verde (8.309), Primavera do Leste (6.283), Cáceres (4.813) e Nova Mutum (4.290).

O Noroeste
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *