Pousada Rio Mutum em MT está entre as melhores do mundo em avaliações; conheça | Especial Publicitário Pousada Rio Mutum

Pousada Rio Mutum em MT está entre as melhores do mundo em avaliações; conheça | Especial Publicitário Pousada Rio Mutum
Compartilhe

A Pousada do Rio Mutum – Pantanal Eco-Lodge – localizada no município de Barão de Melgaço, recebeu o prêmio ‘Traveller’s Choice 2020’, concedido pelo site internacional TripAdvisor, referência para os viajantes, em todo o mundo. O local está no grupo de 10% dos melhores hotéis do mundo.

1 de 4
Pousada Rio Mutum — Foto: Pousada

Pousada Rio Mutum — Foto: Pousada

O espaço, ligado diretamente à natureza, está localizado em uma das mais belas regiões do Pantanal de Mato Grosso.

Barão de Melgaço-MT é considerado o mais pantaneiro dos municípios, porque possui uma área de 11.000 kms quadrados, e somente 3% dessa área não é alagável.

2 de 4
Aérea principal Pousada — Foto: Pousada Rio Mutum

Aérea principal Pousada — Foto: Pousada Rio Mutum

A Pousada foi adquirida em 1988 e o seu foco sempre foi voltado para a exploração do ecoturismo. Viver em harmonia com os animais, sem afugentá-los, respeitando o distanciamento imposto por cada espécie, está entre as prioridades do local.

A proprietária da pousada, Alice Galvão do Nascimento, contou que o acolhimento e o cuidado com a natureza levaram a estadia ao conhecimento internacional.

São cerca de 3,8 mil turistas recebidos por ano. Desses, 70% são estrangeiros.

“Trabalhamos com credibilidade e mostramos aos hóspedes a diversidade que temos dentro do mesmo bioma. As pessoas vêm pela natureza, e eu não pago nada por ela, a minha contribuição é cuidar. Essa é a troca, eu cuido e ela me dá a rentabilidade. A proposta foi viver com eles respeitando o distanciamento. Com isso, convivemos em harmonia”, ressalta.

A região é privilegiada, pois concentra todo tipo de paisagem que compõe o ecossistema pantaneiro. A beleza natural e a rica biodiversidade desta parte do Pantanal formam um conjunto diferenciado pela singularidade de suas paisagens formadas por morros, savanas, rios, corixos, e enormes áreas alagadas, algumas temporárias e outras permanentes.

3 de 4
Foto céu pantanal — Foto: Pousada Rio Mutum

Foto céu pantanal — Foto: Pousada Rio Mutum

Todas as espécies de vida existentes na área recebem cuidados da pousada.

•Piscinas adulto e infantil

A Pousada do Rio Mutum conta ainda com a proximidade das famosas Baías de Siá Mariana e Chacororé, está com mais de 15 quilômetros de extensão – quase o dobro da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro – é mais conhecida pelas lendas e mitos criados pela população ribeirinha que habita às margens do Rio Cuiabá.

Uma parceria entre a Pousada do Rio Mutum, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e ONGs de cuidados ao meio ambiente ajuda a manter a região preservada.

A parceria com a secretaria tem mais de 10 anos, no programa Soltura Branda de Animais Silvestres.

4 de 4
Passeio de Barco — Foto: Pousada Rio Mutum

Passeio de Barco — Foto: Pousada Rio Mutum

Durante o período de queimadas no Pantanal e a pandemia da Covid-19, muitos animais foram salvos com a ajuda de funcionários e voluntários da região.

“Tivemos o apoio da ONG Ampara Silvestre. Conseguimos excelentes resultados em resgate, tratamento e soltura dos animais em seu habitat natural. Foi fornecido um container ambulatório onde os veterinários podem fazer os primeiros socorros e acompanhamento dos animais em recuperação”, explicou Alice Galvão.

A região possui vários pontos de alimentação e, duas vezes por semana, os voluntários distribuem comida e observam a saúde dos animais.

“O verde milagrosamente já recuperou, embora tenha sido poucas chuvas até agora. Porém, ainda não está produzindo frutas, sementes e pastagens para os animais, essa é a nossa preocupação, mas continuaremos levando comida aos animais por mais alguns meses”, ressaltou.

Preservação e segurança

A Pousada do Rio Mutum conta com banheiros aquecidos com energia solar. O lixo que não é orgânico é encaminhado ao aterro em Cuiabá. Além disso, o esgoto é tratado e foi instalado de forma aérea para evitar o contato e poluição do solo.

O local também se tornou responsável pela limpeza das baías e preservação do ecossistema.

Na segurança ao hóspede, a pousada adotou um protocolo rigoroso contra a Covid-19 e evitou que turistas e funcionários fossem contaminados pela coronavírus.

Devido ao conceito de contato com a natureza, as instalações são amplas e abertas. Não há ambiente fechado.

Além disso, os hóspedes têm mesas personalizadas reservadas para evitar o contato com os demais.

Até janeiro deste ano, a pousada não havia registrado nenhum caso da doença.

RESERVAS: (65) 30527022 / 9.96033732 ou info.reservas@pousadamutum.com.br

Escritório em Cuiabá para mais informações – Bairro Duque de Caxias 2 – Rua General Teófilo Ribeiro de Arruda – Número 271.

O Noroeste
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *